Secretários detalham gestão municipal em café da manhã com associados

O Simmmeb recebeu os secretários Paulo França, Juliano Gonçalves, Ivo Dickmann e Fernando Leite das respectivas secretarias de obras e planejamento, praça do empreendedor e Faema, para um café da manhã com […]

O Simmmeb recebeu os secretários Paulo França, Juliano Gonçalves, Ivo Dickmann e Fernando Leite das respectivas secretarias de obras e planejamento, praça do empreendedor e Faema, para um café da manhã com associados e convidados. O time foi escalado pelo prefeito Napoleão Bernardes para representa-lo no encontro, enquanto cumpria agenda relacionada ao transporte público de Blumenau.

Realizado em 8 de dezembro, o encontro com o poder público municipal já é uma tradição de final de ano para o Sindicato. “Como entidade representativa, sentimos a necessidade de aproximar os empresários e promover o diálogo com a prefeitura, que sempre tem nos atendido. A conversa com os secretários foi esclarecedora e confirmou a transparência com que a cidade vem sendo gerida”, observou o presidente do Simmmeb, Hans Bethe.

O secretário Paulo França detalhou as obras de infraestrutura em andamento no município e explicou os trâmites e processos necessários para garantir recursos junto ao governo federal.  Ele ressaltou a necessidade de revisão do pacto federativo (como o prefeito Napoleão já havia salientado nos encontros realizados em 2013 e 2014). “Hoje a maior parte da receita do município é destinada à União e volta em forma de financiamento, fazendo com que tenhamos que pagar para usar um recurso gerado por nós mesmos”, apontou França. Das obras planejadas até o final de gestão, ele destacou os terminais Norte e Oeste, complementando o sistema de transporte público de Blumenau. 

Ivo Dieckmann, gestor da Praça do Empreendedor, destacou a evolução dos prazos para quem quer abrir uma empresa em Blumenau e reforçou a melhoria contínua dos processos implementados, que faz com que a estrutura sirva de modelo para outras prefeituras do País.

O Plano de Mobilidade Urbana e a revisão do Plano Diretor da cidade foram os temas abordados pelo secretário de planejamento, Juliano Gonçalves. Segundo ele, o Plano de Mobilidade foi discutido por mais de mil pessoas e hoje é considerado um dos mais ousados do Estado. Em relação ao Plano Diretor, o secretário comentou que algumas leis devem ser revistas com o propósito de trazer imóveis irregulares para a legalidade. “Autuar e mandar demolir não é a solução. Precisamos ter bom senso na regularização dos imóveis”, defendeu. O secretário destacou ainda que a legislação urbanística data da década de 1970 e vem evoluindo, “mas a sua atualização não pode ser drástica. É preciso fazer com segurança”.  Gonçalves destacou também a necessidade de aumentar e qualificar a fiscalização e antecipou medidas que devem ser adotadas, envolvendo, inclusive, órgãos e entidades de classe.

O presidente da FAEMA, Fernando Leite, também apontou a necessidade de fiscalização entre as mais relevantes. “Cabe à FAEMA fiscalizar, mas, também, orientar sobre como empreender e crescer mitigando impactos. O órgão ambiental não pode paralisar a cidade”, argumentou ele. Leite recomendou aos empresários cautela na contratação de consultores e destacou a importância, sobretudo para a celeridade dos processos, do atendimento às especificidades e documentação necessária. “Muitas vezes a prefeitura é responsabilizada pela demora, enquanto é o procedimento realizado pelo consultores/empresários que não está de acordo. “Muitos fazem isso para manter o cliente ativo, culpando o poder público e omitindo do cliente as verdadeiras razões pela demora”. Criar um cadastro de profissionais habilitados a prestar consultoria construtiva e ambiental é uma das metas da prefeitura para diminuir esse fato, informou ainda o secretário Juliano Gonçalves.

Na avaliação do Simmmeb, o encontro foi proveitoso. “Os secretários, de forma sucinta e objetiva, conseguiram detalhar ações relacionadas às respectivas pastas, além de interagir com os presentes. Foi uma boa oportunidade oferecida ao empresariado local de conversar diretamente com os gestores das quatro pastas que mais impactam no nosso dia a dia. Deveremos repetir a sabatina pelo menos uma vez ao ano”, afirma Bethe.

Compartilhar: